O registro de marca é um investimento estratégico para o sucesso a longo prazo de sua empresa. Ao proteger sua marca, você garante uma vantagem competitiva, constrói valor e fortalece sua presença no mercado. Consultar um especialista em propriedade intelectual pode ajudar a tornar o processo de registro de marca mais eficiente e seguro, maximizando os benefícios para o seu negócio
Ao registrar sua marca, você garante...
O registro de uma marca implica em...
Ao registrar uma marca, a empresa...
O registro de marca ajuda a evitar potenciais...
Devidamente credenciada perante o órgão responsável pelos registros no Brasil o INPI (instituto Nacional da Propriedade Industrial) sob número 273. A New Company fundada em 1995, tem como objetivo auxiliar sua empresa com todo o processo de registro de sua marca, assim como os processos de patente e direito autoral.
O registro de marca é importante porque confere ao titular o direito exclusivo de uso da marca em todo o território brasileiro, para os produtos ou serviços especificados no registro. Isso proporciona proteção legal contra o uso não autorizado por terceiros e ajuda a construir a identidade e reputação da empresa.
Uma marca registrável no Brasil é um sinal distintivo que pode ser visual, fonético ou figurativo, utilizado para identificar produtos ou serviços de uma empresa no mercado. A marca deve ser capaz de diferenciar os produtos ou serviços de uma empresa dos concorrentes.
No Brasil, o órgão responsável pelo registro de marcas é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Para registrar uma marca no Brasil, é necessário que ela seja distintiva, ou seja, não genérica ou descritiva em relação aos produtos ou serviços que representa. Além disso, a marca não pode ser idêntica ou semelhante a marcas já registradas.
O tempo médio para o processo de registro de marca no Brasil pode variar, mas costuma levar em torno de 1 ano podendo ser um período menor ou um pouco maior dependendo da complexidade do caso.
Uma marca nominativa é composta apenas por palavras ou letras, sem elementos gráficos. Uma marca figurativa é composta por elementos gráficos, como desenhos, logotipos ou imagens. Já uma marca mista combina elementos nominativos e figurativos.
Quais são os documentos necessários para o registro de marca? Os documentos necessários para o registro de marca no Brasil podem variar, mas geralmente incluem: formulário de requerimento de registro de marca preenchido; comprovante de pagamento da taxa correspondente; descrição da marca e sua aplicação; e procuração (caso seja utilizado um representante).
A pesquisa de anterioridade de marca é realizada para verificar se já existem marcas registradas ou em processo de registro que possam gerar conflito com a marca pretendida. Essa pesquisa pode ser feita no banco de dados do INPI e em outras fontes de informações relevantes.
O registro de marca confere ao titular o direito exclusivo de uso. Caso outra pessoa esteja utilizando uma marca sem registro que possa gerar confusão com a sua marca registrada, é possível entrar com uma ação judicial para proteger seus direitos e buscar a cessação do uso indevido.
Os custos para registrar uma marca no Brasil podem variar dependendo do número de classes de produtos ou serviços envolvidos e da modalidade de registro escolhida. É necessário pagar taxas de depósito, análise, publicação e concessão do registro, além do valor de honorários profissionais caso seja feito com uma empresa de consultoria de marca.
Endereço: R. Francisco Marengo, 500 – Tatuapé, São Paulo – SP, 03313-000
CNPJ: 07.641.572/0001-07
EMPRESA CREDENCIADA AO INPI
O uso não autorizado de uma marca pode levar a processos judiciais, tendo como consequência o pagamento de altas indenizações, e a necessidade de mudar o nome da sua empresa.
Alguma vez você foi cliente de uma loja ou empresa e percebeu que ela mudou de nome? Qual foi a sensação? Os clientes criam um vínculo emocional com as marcas que gostam, e isso faz com que sejam fiéis a elas. Mudar a sua marca significa quebrar esse vínculo e perder essa relação com o cliente.
Caso sua marca seja conhecida por seus clientes em todo mercado, você precisará passar por uma reformulação completa, o que acarretará um grande prejuízo financeiro, tendo que reinvestir em marketing para realizar campanhas de conscientização da nova marca.
A Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), define que a pessoa/empresa que registrar primeiro uma marca, terá direito ao uso exclusivo da mesma em todo o território nacional, ao não registrar sua marca, você impactará diretamente no seu negócio.
Ao registrar sua marca, você garante proteção legal exclusiva contra o uso não autorizado por terceiros. Isso significa que você pode agir legalmente contra qualquer pessoa ou empresa que tente copiar ou imitar sua marca, reforçando sua posição competitiva no mercado.
O registro de marca permite que você se destaque da concorrência. Com uma marca registrada, você pode criar uma identidade única para seus produtos ou serviços, transmitindo confiança e qualidade aos consumidores. Isso ajuda a construir relacionamentos duradouros e a fidelizar os clientes.
O registro de uma marca implica em um processo formal que envolve cumprir requisitos legais e seguir procedimentos adequados. Ao realizar esse processo, a empresa demonstra responsabilidade e profissionalismo, transmitindo aos consumidores a mensagem de que ela é séria em relação aos seus negócios e está comprometida em fornecer produtos ou serviços de qualidade.
Ao registrar uma marca, a empresa está investindo em seu próprio futuro. Ela está protegendo um ativo intangível que pode se tornar valioso ao longo do tempo, tornando-a mais atraente para investidores, parceiros comerciais e potenciais compradores. Isso pode abrir oportunidades futuras, como licenciamento da marca, franquias ou até mesmo uma possível venda da empresa. O registro de marca também facilita a obtenção de financiamentos e empréstimos, pois comprova a solidez e a exclusividade do seu negócio.
Uma marca registrada é considerada um ativo intangível valioso em um balanço patrimonial. À medida que sua marca se torna mais conhecida e bem-sucedida, o valor da marca aumenta e pode ser mensurado por meio de métodos de avaliação, como o valor presente dos fluxos de caixa futuros esperados gerados pela marca. Uma marca forte e bem-sucedida pode ter um valor substancial, o que contribui para o valor total da empresa.
O registro de marca ajuda a evitar potenciais disputas legais com outras empresas que possam reivindicar o direito sobre uma marca semelhante. Ao fazer uma pesquisa abrangente antes do registro, você pode identificar marcas conflitantes e ajustar sua estratégia, evitando assim processos dispendiosos e possíveis danos à sua reputação.